A partir de uma pesquisa do cancioneiro popular brasileiro, identificando os métodos de composição de letras e melodias de canções, os alunos são incentivados a compor novas canções coletivamente enquanto ensaiam as canções que serão gravadas em clipes onde os mesmos são parceiros/autores e protagonistas.
            As oficinas possuem uma metodologia voltada à prática e visam à preparação do grupo para as atividades de composição, canto e interpretação através de vivências que proporcionem desenvolvimento de habilidades sensório-motoras, rítmicas e melódicas para, ao final da ação, gravar os clipes. A linguagem musical e o reconhecimento de elementos básicos da música constituem insumo teórico das aulas.
            Os encontros são divididos em dois momentos: brincadeira e atividade. A brincadeira é uma dinâmica de entrosamento que facilita a interação e construção do conhecimento coletivo. O segundo momento, atividade, corresponde ao “fazer música” sob a ótica do ofício do artista.

Caio Martinez, sambista gaúcho, é cantor e compositor. O músico ministrou, ao longo de sua trajetória, oficinas de música em escolas. Em 2005, criou a Oficina de Produção Musical na EMEF Chapéu do Sol pelo Programa Escola Aberta. Em 2014, seu projeto, Circo Imaginação, levou oficinas de Criação Musical a crianças da EMEF Osvaldo Aranha de São Leopoldo/RS através do Programa Mais Cultura nas Escolas.

o que é?

como é?

quem é?

Um processo de criação musical coletiva que inicia as crianças no universo da Música, oportunizando, em suas oficinas, experiências com composições, arranjos, ensaios, instrumentos e gravação. A ideia é musicalizar as crianças de forma lúdica e alegre, através de vivências do processo criativo do artista.

as artes

os artistas

facebook